O e-Book “O Grito dos Caluniados”, da escritora brasileira Sylvia Busko, conta, através de várias histórias envolventes e de diálogo bate-volta no estilo roteiro, as mais diversas formas de se sofrer com os crimes contra a honra

São Paulo, maio de 2017 – Você sabe qual é a diferença entre calúnia, injúria e difamação e o quão se fazem presentes no dia a dia de diversas pessoas? Resumidamente, calúnia é o ato de acusar alguém falsamente de ter cometido um crime, a difamação ocorre quando a reputação do indivíduo é atingida e a injúria quando se ofende a dignidade ou o decoro de uma pessoa. Esses crimes contra a honra somam 10% das ocorrências registradas nas delegacias de São Paulo. Mas, será que todos os cidadãos que sofrem com essas questões denunciam mesmo o agressor? O que você faria?

Sempre atenta ao comportamento humano e inspirada pelas experiências pessoais e alheias, a escritora brasileira Sylvia Busko, lançou o e-Book “O grito dos Caluniados”, trazendo o assunto à tona e mostrando, através de várias histórias envolventes e de diálogo “bate-volta” no estilo roteiro, as mais diversas formas de se sofrer com os crimes de calúnia, injúria e difamação.

A obra inicia com a personagem principal Ághata após sair de uma sessão de terapia em grupo e indignada com a notícia da morte de um antigo amante que não a via desde que foram separados por uma calúnia. Numa pausa em seu trajeto para casa, acaba se encontrando com a sua melhor amiga num “café de esquina” e, em meio a um debate no estilo “filosofia de boteco”, iniciam um ferrenho diálogo, alternando considerações acerca de religião, política e a conduta das pessoas, com os relatos das histórias contadas na sessão de terapia.

“Pelo romance em si, a palavra “grito” se refere ao desabafo da personagem central Ághata, dominada por sentimentos de ira e indignação pelas injustiças e hipocrisias do mundo em que vivemos, que nos fazem ter vontade de gritar”, explica Sylvia Busko. “Pela minha intenção como autora, o meu livro é um “grito” que clama para chamar a atenção das pessoas sobre a falta de leis efetivas em nosso país para protegê-los de atos de perseguição física e/ou psicológica, seja de natureza passional ou não”, afirma.

A ideia da obra acompanha a escritora desde a escola, época que já escrevia textos aleatórios em forma de ensaios sobre suas opiniões e considerações da vida em teoria e prática. Até que, em 2014, tomou coragem para escrever este livro, movida pela indignação acerca de alguns acontecimentos trágicos que presenciou como a difamação de uma amiga pelas redes sociais, a notícia da morte precoce de um antigo “amante” e a surpreendente descoberta de uma calúnia póstuma – um crime de abuso sexual que o autor da calúnia sabe que jamais ocorreu – proferida contra um velho amigo, falecido há mais de uma década. “Então decidi publicá-lo em nome da honra das pessoas da vida real, que inspiraram as personagens fictícias”, conta Sylvia Busko. “Acredito que muitas pessoas já passaram por alguma situação de calúnia, injúria ou difamação, mas que preferiram não se manifestar ou não tinham conhecimento de como agir diante da situação”, finaliza.

Uma sequência da obra já está sendo criada e se chamará “Os diários de Ágata – A trajetória de uma alma em chamas”. Narrada em primeira pessoa, contará a história da vida da personagem desde os seus 23 anos, quando teve a sua primeira filha. Revelará também o drama vivido após sua separação do pai de seus filhos, por ter se apaixonado por um rapaz mais jovem, e o preconceito que sofreu por ter decidido criar os filhos longe do pai.

Sobre a autora Sylvia Busko

Filha de gaúchos, nascida em 1969 na cidade de São Paulo, cursou Comunicação Social (FIAM) no início dos anos 90, mas deixou seu curso incompleto após o nascimento de sua única filha. Proprietária de uma boutique nos anos 2000, deixou o ramo de comércio de roupas para trabalhar como corretora de imóveis, credenciada na capital paulista. Apaixonada por ciências humanas, nunca abandonou os livros e o gosto pela arte de escrever, tendo feito dessa prática um de seus principais hobbies, desde que deixou a faculdade. Atualmente divide seu tempo escrevendo suas obras em busca de um mundo mais justo e seu trabalho como corretora autônoma.

e-Book: O grito dos caluniados
Autora: Sylvia Busko
Editora: Cia do eBook
Valor: R$ 15,00
Disponível na Saraiva, Amazon e Google Play